Técnicas de Estudo e Memorização

By | 28/06/2016
- Todos os links e arquivos que se encontram no Site, estão hospedados na própria Internet, somente indicamos onde se encontram.
- Qualquer arquivo protegido por algum tipo de lei deve permanecer, no máximo, 24 horas em seu computador.
- Eles podem ser baixados apenas para teste, devendo o usuário apagá-lo ou comprá-lo após 24 horas.
- A aquisição desses arquivos pela internet é de única e exclusiva responsabilidade do usuário.
- Os donos, webmasters e qualquer outra pessoa que tenha relacionamento com a produção do Site não tem responsabilidade alguma sobre os arquivos que o usuário venha a baixar e para que irá utilizá-los.

.

os Temos

Técnicas de Estudo e Memorização

1 O QUE SÃO, PARA QUE SERVEM E COMO PODEM SER AS TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO? TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO

2 TÉCNICAS São procedimentos específicos e controlados que promovem a utilização previsível de leis naturais. TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO

3 Procedimentos que aumentam a capacidade de retenção e evocação de conhecimentos (memória), em função de uma compreensão previamente conseguida. TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO

4 TÉCNICAS ANALÍTICAS São aquelas que facilitam a memorização, na fase de análise do conteúdo. As exposições são mais bem feitas, se estas técnicas servirem de base.

5 TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO TÉCNICAS ANALÍTICAS 1. QUESTIONÁRIO Levantamento de questões específicas relativas a uma dada realidade. Quanto mais questões maior é o conhecimento. Ex: questões sobre a biografia de um personagem ilustre. Processo Cognitivo: análise.

6 TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO TÉCNICAS ANALÍTICAS 2. ESQUEMA É uma seqüência de títulos e subtítulos, que dão uma seqüência lógica às idéias. Ex: 1. Psicologia Geral – 1. 1 Psicologia Jurídica – 1.3 Psicopatia – 2. Códigos – 2.1 Código Penal Brasileiro – 2.2 Punições Previstas, etc. Processo Cognitivo: Análise.

7 TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO TÉCNICAS ANALÍTICAS 3. QUADRO SINÓPTICO Chaves ou colchetes que dão um esquema. É útil para classificações. Ex: CONSTITUIÇÃO CIVIL ECA IDOSO MULHER DESPORTIVO MILITAR Processo Cognitivo: Análise. CÓDIGOS

8 TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO TÉCNICAS ANALÍTICAS 5. INICIAIS (siglas: até 3 letras, acrônimos: de 4 para cima e acróstico: dá o significado da palavra criada. Seqüências de letras, que encerram um conhecimento específico. Ex.: a seqüência PQRST, encerra um método de estudo. Banespa: Banco do Estado de São Paulo. Stress: sinal de tensão repetida esgotando sua saúde. CETIM: capital, estrutura, trabalho, informação e mercado; compõe uma organização. Processo Cognitivo: Análise.

9 TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO TÉCNICAS SINTÉTICAS São aquelas que facilitam a memorização, na fase de elaboração da síntese. O domínio de um conhecimento, propriamente dito e sua conseqüente e proficiente utilização, só ocorre quando, e somente quando, a síntese é plenamente elaborada.

10 TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO TÉCNICAS SINTÉTICAS 1. SINOPSE Texto no qual é exposta a essência do que é estudado. Pode ser dividido em essência e acidente. É mais bem elaborada se tiver introdução, corpo e conclusão. Ex: o essencial no ser humano é a sua racionalidade e o acidental, o conhecimento tecnológico. Processo Cognitivo: síntese.

11 TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO TÉCNICAS SINTÉTICAS 2. VOCÁBULOS-CHAVE É o uso de palavras ou frases, que tipificam um conhecimento específico. Ex: a palavra CÓDIGOS na classificação do quadro sinóptico. Processo Cognitivo: síntese.

12 TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO TÉCNICAS SINTÉTICAS 3. DIAGRAMA Desenho explicativo de uma realidade, que inclui conceitos, fatos e suas relações. Ex: memorização da experiência do ser humano no mundo. Processo Cognitivo: síntese. EXPERIÊNCIA NO MUNDO CONSCIENTE PRÉ-CONSCIENTE Inconsciente CONSCIENTE PRÉ-CONSCIENTE Inconsciente

13 TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO TÉCNICAS SINTÉTICAS 4. SIMBOLIZAÇÃO É a técnica que se utiliza de símbolos para promover a memorização. Quando a pessoa vê o símbolo criado ou escolhido, automaticamente lembra-se do que ele representa. Ex: = NÃO OU PROIBIDO = EQUIVALÊNCIA Processo Cognitivo: síntese.

14 TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO TÉCNICAS SINTÉTICAS 5. RELAÇÃO FIGURA-FUNDO Relação claramente estabelecida entre um fato e a realidade na qual ele está fundamentado. Ex: a vitória de Obama nas eleições dos EUA, está fundamentada no contexto histórico recente desse país. Processo Cognitivo: síntese.

15 TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO 1.1 Questionário 1.2 Esquema 1. Analíticas 1.3 Quadro Sinótico 1.4 Iniciais Classificação 2.1 Sinopse 2.2 Vocábulos-Chave 2. Sintéticas 2.3 Diagrama 2.4 Simbolização 2.5 Relação F-F

16 CONCLUSÃO As técnicas de estudo até aqui apresentadas, foram criadas a partir de bases científicas sólidas e testadas, exaustivamente, dentro de padrões de excelência. Por isso mesmo, funcionam. Quanto maior for a quantidade de técnicas utilizadas em relação a um mesmo conhecimento, maior será o nível de compreensão e memorização alcançado, pois será estabelecida uma maior quantidade de conexões neurais. Coloquem-nas em prática e observem os resultados.

Para fazer o download do curso Técnicas de Estudo e Memorização.

Acessem:

Senha: !2sSM4JnUG6wyb_VhgGr_Bw

DOWNLOAD

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *